sexta-feira, 29 de maio de 2009

"Às vezes não há pedras suficientes"

Revendo o filme "Contador de Histórias" Forrest Gump... e uma das cenas que mais me chamou a atenção foi quando Jenny, a namorada de Forest, voltou depois de longos anos envolvida no
submundo das drogas e os dois passaram pela casa onde ela foi criada, anos atrás... onde lá ela sofreu todo tipo de violência nas mãos do pai.
Quando ela vê o barraco, já adulta, fica totalmente abalada e todas as lembranças da infância
tragica que teve voltam à sua mente.
Ela abaixa e pega um pedra e joga, com todas as forças, na direção da casa.
Ela acerta uma janela que se desfaz em muitos pedaços.
Depois pega outra, e depois outra...
Ela joga todas as pedras possíveis e depois cai ao chão chorando...
Forrest disse à ela: "Às vezes não há pedras suficientes".

Creio que o que ele quis dizer é que às vezes o sofrimento é tanto, que nada há o que podemos fazer para aliviá-lo, que nem a vingança, nem toda a raiva resolve a dor sentida.

É verdade... quando sofremos ou quando passamos por uma situação tragica, quando estamos magoados, nós queremos jogar todas as pedras existentes no mundo. Pode ser uma pessoa, uma coisa, uma memória, mas no caso da Jenny, nunca há pedra suficiente para derrubar o barraco do sofrimento.

O que nos resta fazer após a ira, é que caímos em si e choramos... Deverá haver uma outra solução... mas no momento em que sentimos semelhante a ela, ficamos desorientados, desesperados, destruídos por dentro, diante da injustiça praticada, e a única vontade que temos é de encher as nossas mãos de pedras e jogar e tentar refazer, resgatar as nossas esperanças.

Se jogar pedras, nas situações, nas atitudes resolvessem os problemas, com certeza, não haveria pedras suficientes....

Trazendo essa situação para o plano espiritual... eu não necessitaria jogar pedras, porque eu tenho um Deus que me ama, um Deus que transforma as minhas derrotas, as minhas perdas em ganho, as minhas derrotas em triunfo, as humilhações em honra.

Não devo atirar pedras, porque eu terei Deus presente em minha vida em todo o tempo, Deus está sussurrando em nossos ouvidos. "Estou aqui - estou presente.

Pode ser que você um dia passe pela mesma situação, de que sua vida foi destruida interiormente, mas pode ter a certeza de que Deus virá até você e perguntará: O que há de errado? Eu estou aqui... e com a sua presença, com essa promessa de estar contigo, você não necessitará ter em mãos qualquer tipo de pedra.

Muitas vezes as pedras atiradas não é a solução, e sim uma fuga... atirando pedras, acertando as contas... é claro que não podemos abandonar o que nos causou dores, mas não podemos deixar nos destruir destruindo. Deus nos dá licença para curtimos a nossa dor, o nosso sofrimento, porque é nesse período que Deus vai trabalhar em nosso coração, em nossos pensamentos, em nossas atitudes, em nosso agir...devemos lembrar das nossas responsabilidades para com os outros, mesmo sendo o nosso maior inimigo.

Não devemos continuar atirando pedras, quando Deus nós dá a vitória. Muitas vezes tudo que precisamos está bem perto de nós e não conseguimos ver as bençãos, a solução dos problemas, porque estamos com o coração centrado apenas em destruir, jogar pedras.... e as lágrimas de desespero, o choro, o ressentimento, a mágoa não nos deixa ver aquilo que Deus está fazendo por nós...

É bem claro que não haverá pedras suficientes, para aliviar a dor.

Mas Jesus nos disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" Mateus 11.26

Com as pedras que encontramos no nosso caminhar, devemos usar, para construir um castelo, ou edificar uma rocha, onde dará conforto para o caminhar com o Senhor.

------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário