sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Realizar

foto: Tetsu San *floresta de Mamurogawa - Yamagata

"Saber exatamente o que tem de ser feito - e fazê-lo - compreende toda a filosofia da vida prática."
- Sir William Osler

Existem pessoas realizadoras e outras nem tanto.
Uma característica básica das realizadoras é que elas não fogem de fazer o que precisa ser feito. Se existe uma necessidade lá estão elas para ajudar ou até mesmo para resolver...
Não deixam para depois se pode ser feito agora.
Não deixam como está para ver como é que fica, como diz o ditado popular.
Elas determinam o tempo e a situação em vez de apenas reagirem a tudo que acontece em volta.
Não é difícil estabelecer um estilo de vida assim.
Como tudo na vida é preciso disciplina.
Para uns é natural para outros exigirá esforço,
mas é possível para todos.
Salomão registrou no livro de Eclesiastes o seguinte conselho:
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, ..." (Eclesiastes 9:10a)
A ideia aqui é ter a atitude correta: se precisa ser feito, façamos.
Se chegou a mim ou se eu percebi a necessidade então sou eu o responsável por aquilo.
Enquanto eu tiver condições de assumir a responsabilidade eu vou fazendo.
No momento em que se tornar pesado demais, ou não tiver tempo ou não for capaz, então saberei que terminaram as minhas forças e será hora de começar a dizer não e deixar que outros assumam a responsabilidade.
Olhe a sua volta e observe.
Tem alguma coisa que precisa ser feita ou resolvida?
Então vá lá e assuma.
Ei, ei, não foge não, volta aqui!...
e ore sempre pedindo ao Senhor...
"Senhor, ajuda-me a mudar a minha mente para ser um diligente realizador da vontade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário