quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Gratidão

E o resto de Jacó estará no meio de muitas pessoas
como um orvalho do SENHOR,
como chuvisco sobre a erva,
que não espera pelo homem, nem aguarda filhos de homens.
(Miquéias 5:7)
"Eles serão como o orvalho enviados pelo Senhor."
foto: Tetsu San (montanhas de inverno de Ikeda)
A vida do povo de Deus são, por vezes, em comparação com o orvalho.
Um ponto de semelhança, é o modo silencioso no qual o orvalho realiza seu ministério.
Ela cai de forma silenciosa e imperceptivelmente.
Não faz barulho. Ninguém ouve cair. Ele escolhe o seu time no meio da noite, quando os homens estão dormindo, quando ninguém pode ver o seu belo trabalho.
Ele cobre as folhas com os clusters de pérolas.
Ele rouba no seios das flores, copos e folhas novas de doçura lá.
Derrama-se para baixo entre as gramíneas e ervas e plantas.
Ela se perde completamente, e ainda não está perdido.
Pois na manhã lá a vida é doce em todo lugar, e beleza de novo.
Os campos são mais verdes, os jardins são mais perfumadas, e toda a natureza se veste com exuberância fresca!
Não há uma sugestão quanto ao caminho que devemos procurar fazer o bem neste mundo?
Caso não deseja ter a nossa influência sentida - ou embora ninguém pensa em nós, de que deveríamos ser visto e ouvido e elogiado?
Não deveríamos estar dispostos a perder-se no serviço de auto-amor esquecido, como o orvalho se perde no seio da rosa - só cuidar para que outras vidas serão mais doce, mais feliz e mais santo - e não em homenagem a quem chegou até nós?
Estamos muito ansiosos, alguns de nós, que nossos nomes serão escritos em letras grandes sobre as coisas que fazemos, até mesmo sobre o que podemos fazer por nosso Mestre, e não estão dispostos a afundar-nos fora da vista - e deixá-lo sozinho tem o elogio.
Ensinamento de Nosso Senhor sobre o assunto é muito simples.
Ele diz: "Tenha cuidado para não fazer o seu" atos de justiça diante dos homens, para serdes vistos por eles. Se fizer isso, você não terá nenhuma recompensa do vosso Pai do céu. Portanto, quando deres esmola, não anuncie com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados pelos homens. eu te dizer a verdade, eles já receberam a sua recompensa. "
Ou seja, eles têm o que eles procuram - o aplauso dos homens.
"Mas quando deres esmola, não deixe que sua mão esquerda saiba o que sua mão direita está fazendo, de modo que suas doações podem ser em segredo.
Então seu Pai, que vê em segredo, te recompensará.
" O significado parece ser, que não estamos a desejar que as pessoas saibam das nossas boas ações, a nossa caridade, nossa auto-negação, que não devemos buscar publicidade, quando damos dinheiro ou fazer boas obras, aliás, que estamos nem mesmo a dizer-nos o que temos feito, que não estamos a pensar em nossas boas obras, de modo a tornar-se consciente deles, não para colocá-los em nossas agendas e percorrer cerca de cumprimentar-nos, lançando ramos para nós mesmos, e sussurrando : "Como eu sou bom! muitas coisas do que eu fiz!"
Este é um teste perspicaz de nossas vidas. Será que estamos dispostos a ser como o orvalho - para roubar estrangeiro nas trevas, levando as bênçãos às portas dos homens, as bênçãos que devem enriquecer as vidas dos outros e fazer-lhes bem - e, em seguida, roubar novamente antes de aqueles que têm ajudado a despertar ou abençoado , para saber o por que foi que levou o presente?
Será que estamos dispostos a trabalhar para os outros. . .
sem gratidão,
sem reconhecimento,
sem elogios humanos,
sem retribuição?
Será que estamos contentes por ter derramado nossas vidas como o orvalho - para abençoar o mundo e torná-lo mais proveitoso - e ainda assim permanecer escondido nós mesmos?
É suficiente para nós vermos os frutos do nosso trabalho e sacrifício - no crescimento dos outros o lado espiritual, e mais felicidade, mas nunca ouvimos os nossos nomes falados em louvor ou honra - talvez os outros, mesmo elogiado por ouvir coisas que temos feito?
Se você vai fazendo o bem de forma simples, na amabilidade suave, sem pensar em recompensa, não sonhando com o elogio, não espera qualquer retorno - você está consagrando o seu nome, em que terá a honra imortal!
Nossa lição ensina-nos que este é o caminho que estamos a viver - se somos seguidores de Cristo! "
Texto baseado no livro de J. R. Miller "A Beleza do Silêncio" (1903)

Nenhum comentário:

Postar um comentário