quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os Olhos de Uma criança

He who can no longer pause to wonder
and stand rapt in aweis as good as dead;
his eyes are closed.
Albert Einstein
tela de NC Wyeth
Esta tela de NC Wyeth (1882 - 1945) simboliza para mim a alegria, de tirar o fôlego da imaginação disponíveis a qualquer pessoa que escolheu em olhar com a visão de uma criança, cheia de beleza e inocência tão prodigiosa, onde Deus nos apresentou.
Eu acredito que nós nunca iremos nos sentir velhos para ver gigantes nuvens de tempestade, na verdade, quanto mais velhos ficamos, mais ele vai nos servir e o propósito do Senhor para nós, é que possamos olhar mesmo quando adulto a sua criação com respeito e admiração.
Assim, acreditamos que nas mãos de Deus, estamos cheio de amor e quando abrimos os nossos olhos presenciamos sua glória. Deu nos o reino livre em todos os aspectos de sua vida e mantém sobre nós um sem fim de misericórdia.
Afinal, como diz C. S. Lewis em Cartas para Malcolm: Principalmente sobre a Oração:
Podemos ignorar, mas não podemos escapar de nenhum lugar, de sentir a presença de Deus.
O mundo está cheio com ele. Ele anda em qualquer lugar incógnito.
E a incógnita não é sempre difícil de penetrar.
O trabalho real é se lembrar de assistir ... de fato, vir acordado.
Ainda mais, permanecer acordado. (pp. 100-101)
Vai ser um passeio instável e não haverá dor e sofrimento, bem como a alegria de se aproximarem de Deus.
Mas a caminhada... "o peregrino do caminho"
é o único passeio vale a pena tomar, e que requer confiança de uma criança.
Brennan Manning fala sobre as qualidades de criança em O coração do rabino:

As qualidades positivas de uma criança é: abertura, confiança, dependência, lúdico, simplicidade, sensibilidade aos sentimentos... que não nos impeça de fechar-se para novas idéias,
as surpresas do Espírito, e as oportunidades de risco para o crescimento.
A minha criança interior é Abba criança, cativada por ele, tanto na luz e na sombra. (P.69)
Onde mais você deseja estar?
O tempo passa, e você vai achar que nada pode se comparar a Criação de Deus. (Emilie Griffin)
Nos últimos três anos, além da Bíblia, li alguns livros que têm ajudado a esclarecer para mim o caminho dessa jornada com Cristo, a sabedoria adquirida e compartilhada por alguns colegas de Ministério, companheiros de viagem percorridos ao mais longo da estrada:
Um testamento de devoção, Thomas R. Kelly
Cativante, Stasi Eldredge & John
Celebração da Disciplina, Richard J. Foster
Cristo atua em dez mil lugares, Eugene Peterson
A oração contemplativa, Thomas Merton
Dakota, Kathleen Norris
Coma este livro, Eugene Peterson
Cartas de um moderno Laubach, Mystic Frank
Vida de Oração, Robert Benson
Lost in Wonder, Esther de Waal
Meu máximo para seu mais elevado, Oswald Chambers
Nenhum homem é uma ilha, Thomas Merton
Oração, Richard J. Foster
Refrações, Makoto Fujimura
Renovação do Coração, de Dallas Willard
Surpreendido pela Esperança, N.T. Wright
Surpreendido pela Alegria, C. S. Lewis
A Walk Claustro, Kathleen Norris
Complete a Julian de Norwich, Fr. John, Julian, OJN
A Conspiração Divina, Dallas Willard
As Horas Divino, Phyllis Tickle (3 volumes)
O Romance Divino, John Eldredge
The Journey of Desire, John Eldredge
A Prática da Presença de Deus, Irmão Lawrence
O Espírito das Disciplinas, Dallas Willard
The Weight of Glory, C. S. Lewis
Profundo demais para palavras, Thelma Hall
Água da minha alma, Luci Shaw
É claro que muitas vezes, eu volto e leio novamente e encontro novas explicações, melhor que a anterior... e a última que li é A Testament of Devotion por Thomas R. Kelly.
Para mim, foi a melhor revelação para o meu coração... e eu precisava reler novamente...
Eu sou profundamente grata por todos esses autores cristãos, com compromisso em Cristo, que abriram seus próprios corações para compartilhar o que têm experimentado ... eles adicionam luz à viagem para o nosso entendimento.
Maravilhoso é o devocional diário de Dallas Willard, Audição Deus - que sugere o seguinte como uma boa oração de intercessão:

Isaías 62:14
Vou levar o cego por caminhos que não conhecemos,
por caminhos desconhecidos vou orientá-los;
Vou virar as trevas em luz perante eles,
e fazer os lugares ásperos se tornar liso.
Estas são as coisas que vou fazer.
Eu não os abandonarei.
A minha oração é para mim e minha oração é para você.
Peça e você receberá ....
pedir luz, se você quiser.
Eu sou cego, em muitos aspectos,
mas de Deus recebo uma bela luz
fluorescente...
a um passo de cada vez,
afastando a escuridão antes de mim.
--------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário