sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Andar a pé... pela estrada estreita

Alguma vez você já chegou a um ponto em sua vida onde você precisava de alguma direção?
Onde você queria alguém apenas para mostrar o caminho a seguir ou dizer o que fazer?
Eu já tive esses momentos, uma ou duas vezes, difícil de encontrar "ajuda" em uma situação como essa.
Para onde quer que eu olhasse, eu até poderia encontrar pessoas, recursos e soluções para tudo aquilo que eu deveria estar fazendo e como alcançá-lo, como olhar melhor ou algo assim "consertar" algo sobre mim, como ficar e ser...etc.
Em certos momentos, apesar de ver o mundo , as coisas que são importantes na vida (e como chegar lá) pode parecer sedutora, glamourosa e simples, mas às vezes, é contrário daquilo que nossos pais nos instruiu a fazer e até mesmo o que a Palavra de Deus nos orienta.


Ao longo do tempo, (alguns de nós) temos sido influenciado a procurar, perseguir e viver para as coisas que são deste mundo, e agora nos encontramos em um caminho diferente do que nosso coração realmente deseja.

Não se amolem ao padrão deste mundo (Romanos 12.1)

Uma certa vez, conversando com uma jovem de 19 anos (casada e com filhos) ela me confidenciou que sentia vontade de fazer coisas que as pessoas solteiras faziam e que ela se sentia apriosionada por não poder fazer e era proibida de realizar suas próprias necessidades e desejos...disse a ela, que em primeiro momento ela poderia fazer sim algumas coisas juntamene com seu parceiro, no entanto, eles seriam responsáveis em conjunto em todos os seus atos, atitudes e decisões, mas que era preciso saber dosar, não desperdiçar as oportunidades, o tempo dadas por Deus. (essa nossa conversa foi longe e esse é um outro assunto de um outro tema....

Então, como vamos voltar ao caminho?

Entrai pela porta estreita. Porque a larga é a porta e amplo o caminho que conduz à perdição, e muitos entram por ela. Mas pequena é a porta e apertado o caminho que conduz à vida e apenas alguns podem encontrá-la. (Mateus 7:13-14).

Você já foi a um evento desportivo ou um concerto onde foram parte de uma grande multidão?
Acredito que sim, você percebeu que é tão fácil ser arrastado para cima, para os lados, você tenta navegar, sair, ir contra o fluxo, mas é quase impossível. O único meio de escapar é encontrar um caminho alternativo onde os outros não estão olhando ou não estão dispostos a assumir. Isso é o que a vida pode ser como quando nos sentimos travados, acima do que todos os outros estão fazendo.
A cultura da sociedade de hoje é como uma corrente massiva que pode a qualquer momento nos "engolir", tirando nossa visão, nossa direção de onde queremos estar... é preciso estar atento, a fim de evitar ser engolido, devemos ativamente e deliberadamente buscar ao Senhor, sua orientação, necessitamos de visão e força para reconhecer essas oportunidades e opções que podem vir disfarçadas ou tão bem acentudas "como as mais óbvias"

Um esforço, um desafio precisa ser iniciado através de nós, para que possamos ver as portas que estão rachadas, aberta especificamente para nós, às vezes, nós não podemos seguir um curso de ação devido aos nossos próprios medos pessoais, fraquezas, dúvidas ou incerteza.
Porque como resultado, nos afastamos e perdemos os estreitos caminhos escondidos que foram destinados a nos levar com segurança.

"Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo. (Provérbios 15.24).


Você já fez algum tipo de caminhada?, podemos observar que é muito mais fácil na hora de descer uma montanha em um caminho largo do que atravessar uma montanha com uma borda estreita.
O caminho largo leva pouca fé, requer habilidade mínima e tem pouco esforço.
Por outro lado, a estreita saliência exige precisão, passos calculados, maior atenção e confiança em saber onde você está indo e quem está conduzindo.

No ano de 2006, eu e um grupo de amigos embarcamos numa caminhada até o Half Dome no Park Nacional de Yosemite - Califórnia - USA, em primeira mão, através do mapa pensavamos que seria uma caminhada relativamente curta e fácil.
Estavamos em 8 pessoas (5 homens e 3 mulheres, inclusive com bastante experiência em caminhadas, trilhas)... naquela trilha sentimos de tudo, caibras musculares, insolação, desidratação, foram oito horas, milhares de passadas, houve mudança de altitude e quilometros de trilhas de montanhas e montanhas a nossa frente, mas no fim de oito horas três de nós estavamos no topo da rocha granítica.
Nós poderíamos ter encontrado um caminho mais fácil, ter mudado a nossa meta ou até mesmo ter desistido, mas nós não teríamos tido a sensação de dever cumprido, o vínculo mútuo de ter cumprido juntos ou a experiência incrível que tivemos quando chegamos no topo da montanha e de olhar de cima para baixo.

Nosso topo da montanha foi direcionado por Deus, experimentamos toda a dor muscular, mas ainda assim tinhamos energia para continuar a subir, andando pelo caminho estreito, fora da zona de conforto, longe de outros aventureiros que estavam se deliciando em espaços tranquilos e alguns subiram até uma determinada fase de carro, até onde era permitido.

Nosso crescimento ocorre quando nos esforçamos para além do que pensamos que somos capazes e mais próximo daquilo que Deus nos fez para ser.


Uma frase de David W. Pierce - Don"t Let Me Go, o que minha filha me ensinou sobre a jornada que cada pai deve fazer "Subimos montanhas por causa do que nós trazemos para baixo, principalmente uma experiência de que somos feitos de - força, perseverança, determinação e honestidade".

Deus nunca prometeu que a vida seria fácil, para nós cristãos, é uma batalha diária de desafios de nós mesmos (às vezes), colocando-nos em posições difíceis, fazendo as escolhas certas e fazendo a coisa certa.

Como cristãos devemos viver de forma diferente e única das demais pessoas - não devemos seguir seus exemplos e ir junto com a multidão. Essa diferença deve ser exibido em nossas vidas.

Como?

Ao optar por não fazer o que todos os outros fazem, só porque ele é o "cool" popular.

Ao tomar a decisão de fazer a coisa certa o tempo todo, no trabalho, no lazer, na escola, etc...

Ao optar por seguir a orientação de Deus para sua vida, em vez de perseguir o amor do dinheiro, a fama e a riqueza.

Ao honrar Deus e seus compromissos nos relacionamentos, em vez de mordidão.

Ao permitir que o Espírito Santo o conduza, em vez de fazer o que é "e´sperado".

Seremos sempre abençoados como seguidor de Jesus, não podemos ficar parados, mesmo quando caimos Ele nos levanta, Ele nos guia quando perdemos o nosso caminho e nos instrui em como devemos viver uma vida justa. Fomos testemunhas para as pessoas que caminham do nosso lado da nossa grande jornada diária.

No entanto, independentemente de quantas pessoas de boa intenções, amigos e familiares, sábios e conselheiros podemos ter em torno de nós, em última instância, nós temos que fazer nossas próprias escolhas e decisões (assumir os erros também), aprender com as nossas aulas, a caminhada é nossa, o nosso caminho determinam as nossas ações.

Nós podemos fazer todos os esforços para olhar, agir e ser como outra pessoa, no entanto, que não será a mesma pessoa, nem viver a vida que os outros vivem.

Fomos cada um projetado, formado e criado exclusivamente para uma finalidade específica que podemos preencher o vazio porque temos um Deus bondoso, que cremos e faz morada em nosso coração.

Encontre você, o propósito do seu caminho exclusivo, ao lado do Senhor que o levará aos portões do céu.

Não pisar o caminho dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Provérbios 4.14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário