quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Silêncio & Sigilo

por do sol em Yakushima (foto de Tetsu San - 2008)
"Ao longo dos anos,
como aprendemos a viver em silêncio e segredo,
muitos de nós acabamos com um grande estoque de mágoas
que temos escondido no fundo de nós mesmos. "

parte do livro de Pat Layton, Restituição do Segredo
Lifeway Press, 2008, p. 30
------------------------------------
Silêncio!!! Sigilo!!!

Essas duas coisas vão apodrecer dentro do seu coração, se você achar que deve ser mantido, que vai ser bom guardá-lo, que você pode manter esse recheio lá por muito tempo....mas... deixa eu te dizer, que isso não funciona, nem um pouco...
O interessante é que as coisas não resolvidas , temos a tendência de querer esconder em silêncio, tentando abafar a realidade do nosso passado com votos secretos, sigilosos... pensando que se tiver guardado, escondido, não vamos nos sentir feridos... o que acontecerá aos longos dos anos... você sentirá sempre atormentado por esse equívoco, mentiras, problemas mal resolvidos e assim por diante...
Carregamos ao longo de nossa vida essas mentiras... que nos afetará em relacionamentos e até mesmo no casamento e educação da nossa família.
Os segredos de alguma forma se transformou em mentiras. E essas mentiras infiltrou em nossas cabeças e corações como realidade. Ugh. se torna um ciclo louco. Não é nenhuma maravilha, mas mulheres e homens têm dificuldade em entregar seus segredos. Os segredos acabam ficando tão emaranhados e arraigados que se torna difícil discernir realidade de ficção.
(Certa vez, estudamos na faculdade de Psicologia, situações reais de comportamentos e deparamos com muitos casos de destruição de famílias, relacionamentos, casamento, guardar segredos, que poderiam ter sido resolvidos quando acontecidos... e foram arrastados aos longos dos anos... um dia alguém puxou o cobertor e descobriu que lá debaixo tudo estava contaminado, podre, e vidas tinham sido construidas com mentiras e enganos.
Mesmo que se tentasse camuflar, esconder, achando que tudo estava esquecido... por dentro tudo estava uma bagunça, tudo era feito sem compreensão, sem amor, sem respeito...)
Essas coisas também acontecem conosco... quando eu aceitei Jesus, eu perguntei ao Senhor sobre minha vida, tudo que havia acontecido, porque o pastor me disse que todas as coisas velhas, Jesus perdoou e eu me tornaria uma nova criatura...Mas eu tinha segredos, e como eu deveria agir com esses segredos, continuar a manter em silêncio... mas entendi que quando coloquei todos os meus segredos aos pés de Jesus, ele perdoou a bagunça que eu tinha feito dentro de mim mesma... quando eu não tinha outro lugar para olhar ele operou milagres, me deu entendimento, me libertou... me livrou de mágoas, de rancores guardados...
Embora... tantas outras pessoas segurassem minha mão e meu coração, nada aliviava e as minhas feridas ainda estavam lá enraizadas, mas Deus me mosttrou a verdade contida em cada palavra da Biblia, aprendi que Deus é o único que pode desvendar os cobertores de vergonha , de culpa e nos perdoar, nos renovar, nos libertar...

Ele foi e ainda é o único que pode tirar tudo de podre de dentro de nós, que um dia deixamos estocados e transformá-las em graça e misericórdia.
Porções de amor.
Montanhas de perdão.

Por outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor.
Andai como filhos da luz
(Pois o fruto do Espírito está em toda bondade,
justiça e verdade),
descobrir o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis
com as obras infrutuosas das trevas,
mas sim expô-las.
Efésios 5:8-11
Se você está cansado de sofrer em silêncio e segredo, abra a porta da frente de seu coração.
E convide Deus a fazer morada.
Quando me encontrei com Ele na cruz e entregue o meu segredo, a fundação do que eu pensava que eu era e que baseava a minha auto-estima estava ruíndo.
Mas, Deus construiu uma casa nova... todo arsenal de mentiras foram incinerados,
Ele encheu meu quarto com a Verdade.
Agora, a minha fundação é forte.
Minhas paredes são sólidas.
Glória a Deus!!!!
---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário