quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Luz do Mundo


 
 
Luz Do Mundo

 
Jesus Cristo diz: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8.12)

A luz representa a vida. 
É maravilhoso quando podemos contemplar um novo dia.
 Os primeiros raios do sol despontam no horizonte. 
As plantas crescem com mais vigor. 
Os pássaros cantam, as flores se abrem.
 As pessoas despertam do sono e se preparam para mais um dia.

Quando surge a luz, as trevas desaparecem. 
As trevas representam a parada, o silêncio. Na escuridão não é possível desenvolver as obras da luz. 
Os problemas, o sofrimento, o pecado, a maldade e a própria morte são comparados com escuridão e trevas.

Conforme a palavra bíblica indicada para esta semana, Jesus diz: 
“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas.”

Jesus representa uma nova luz. Esta é mais forte do que todas as luzes deste mundo, que muitas vezes parecem fortes e ofuscantes, mas não passam de focos frágeis e passageiros. Jesus Cristo representa uma nova alvorada. Ele já tem sido uma nova luz, um novo começo para as pessoas que viviam naquela época e que, muitas vezes, estavam muito abatidas, desanimadas e sem esperança. Ele foi uma luz para os pecadores que se sentiam carregados e perdidos. Ele representava um novo brilho e um novo alento para os doentes que já não esperavam mais nada da vida. Até os que já se encontravam no leito e no vale da morte encontravam Nele uma nova luz! Jesus tocava os corações com suas palavras, gestos e atitudes! Por isso Pedro dizia com firmeza e convicção: “ Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna.” (João 6.68)

Estas palavras e esta luz também hoje podem orientar as nossas vidas. Seguir a Jesus Cristo e tê-lo como Senhor e Salvador é o que representa ter a verdadeira luz ou estar na escuridão. Sabemos que o mundo oferece muitas propostas, caminhos e respostas! Mas precisamos tomar cuidado! Um velho ditado nos diz: “Nem tudo o que reluz é ouro.” Isto é: “Nem tudo o que parece bom e atrativo, traz a felicidade plena e duradoura!” Nesse sentido, constatamos que, apesar de haverem tantas opções, tantos avanços na ciência, tantas ofertas de bens e produtos que oferecem conforto e bem-estar, ainda há e cresce o número de pessoas tristes, infelizes e que não encontram mais sentido em suas vidas. Parece que podemos ter tudo o que desejamos e até prolongar os dias da nossa vida na terra. Mas, mesmo assim, caímos na tristeza e nos sentimos vazios e sozinhos. A depressão é uma doença da época.

O que está faltando?

A Palavra de Deus pode ser uma fonte! Jesus é a luz que brilha mais forte e traz um novo sentido para a vida. Ele pode trazer aquelas palavras e respostas que tanto precisamos, para que a vida seja plena! 

Assim como diz o poema:

“O Senhor é a minha força,
Quando me sinto fraco diante do mundo que me ameaça.
O senhor é a minha força,
Quando me sinto só, abandonado por tudo e por todos.
O senhor é a minha força,
Quando as forças do mal me inclinam para maus caminhos.
O Senhor é a minha força,
Quando estou diante de injustiças, sem saber o que fazer.
O Senhor é a minha força,
Quando aparento explodir por algo que saiu errado.
O Senhor é a minha força,
Quando temo e tremo diante das dúvidas e medo do futuro.

Na fraqueza, o Senhor me fortalece,
E, graças a ele, tudo se torna possível para mim.
Na solidão, ele me faz companhia e
Me integra numa grande família onde tenho irmãos e irmãs.

Nas tentações e provações, ele se mostra amoroso,
Levando-me para o caminho que trará a maturidade na fé.
Nas injustiças, ele me dá a sua palavra,
Orientação clara e definitiva quando a sua justiça.
Na inquietação e nervosismo, ele fala ao meu coração,
Me traz a quietude e me faz pacificador.
Na dúvida e no medo, ele me traz confiança,
Criando em mim a esperança por novos céus e nova terra.
O seu reino vem ao encontro de todos.”

Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário