segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Amor e Amizade

"Um homem de muitos amigos vem a ruína,
mas há um amigo que fura mais perto do que um irmão".
Prov. 18:24
"O amigo ama em todos os tempos, e um irmão é nascido de adversidade".
Prov. 17:17

Lindo texto de David Backus

"Em minhas viagens entre as montanhas e os vales do cristianismo e do relacionamento, eu descobri uma lição de vida que tive que aprender a maneira dura.

Mas eu aprendri. Custou-me. E eu gostaria de compartilhar a riqueza que eu encontrei.


O livro de Provérbios foi escrito a partir do coração de um pai para seu filho.

Eu vejo isso como um conselho sábio, passada de um velho pai perto de seu leito de morte a seus filhos , com muitos valores e esperando para assumir seu legado. Quando eu li algumas dessas coisas que eu penso para mim mesmo que eu gostaria de ter alguém que me ensinasse essas coisas cedo na vida, não só por palavras, mas pela demonstração, através da vivência. Se eu soubesse desde o início, eu teria evitado muita dor e sofrimento. Mesmo assim, eu sei que essas lições são valiosas, porque eu sou relativamente jovem.
Há um grande equívoco flutuando no cristianismo, hoje, que pode levar muitos em todos os tipos de problemas. Muitas vezes pensamos que temos de ser amigos de todos, porque Jesus nos manda amar a todos. Claro, eles citam o famoso verso "Ama o teu próximo como a ti mesmo". Este é um conceito que eu gostaria de explorar em um nível mais profundo, contextual.
Depois que Jesus disse essa linda expressão, alguém lhe perguntou: "Quem é meu vizinho." Jesus continua a dizer a famosa história do "Bom Samaritano".

Ao ler isto, ficou claro para mim o tipo de pessoa que eu sou, o amor como eu amo a mim mesmo.
Na história são quatro homens. Um deles é atacado, roubado e espancado dentro de uma polegada de sua vida.

Mais dois a pé por todo o decorrer do dia, recusando-se a prestar-lhe auxílio. Finalmente um bom homem de coração pára, pega a vítima e leva-o para uma estalagem para ser atendido em sua conta até que ele esteja bem.

Jesus, então, coloca a questão: "Quem foi o próximo daquele homem?" Claro que a resposta foi o samaritano.
Então, o que Jesus está dizendo? Ele está dizendo que devemos amar a todos e abraçar a todos como a nós mesmos?

Não. Na verdade, Ele está dizendo o contrário. Jesus estava dizendo a eles que os vizinhos que estamos a amar como amamos a nós mesmos são os que cuidam de nós. Estamos a abraçar aqueles que têm nossos melhores interesses em mente e procuram fazer-nos bem. Estes são os quais estamos a ligar para a nossa própria alma em amizade e companheirismo.

Em minhas viagens conheci muitas pessoas que são o que são chamados de "justo amigos ". Eles amam certas partes de mim e estão lá quando a coisa é boa. Mas quando as coisas ficam difíceis e as coisas ficam escuras, eles estão longe de ser encontrado. Quando o pior de mim sai, eles correm de medo e não quer nada comigo. Eu tenho encontrado essas pessoas, mesmo na minha própria família.
Eu tenho desperdiçado anos, dobrando-se sobre para trás para tentar convencê-los a ficar. Despeja, eu precisava deles para sair porque essas pessoas são destrutivos para mim e só pode levar-me à escravidão e de uma vida desperdiçada.
Essas pessoas não têm interesse nas almas dos outros. Eles não têm interesse em lealdade. Eles são auto-seekers, amantes do prazer, amantes de si mesmos. Estes são os tipos de pessoas que Deus nos adverte contra o que o Pai amoroso no livro de Provérbios.

Ponderando sobre o conselho paterno dadas neste livro, eu olho para minha própria vida, e eu posso citar três homens de bem que gostaria de ressaltar; pela confiança com a minha vida e minha alma. Eles viram-me na minha melhor forma e nos meus piores momentos, e eles ainda estão lá. Eles se comportaram como o bom samaritano e tendia a me "In My Darkest" vezes quando eu estava prejudicando a maioria.

Eles, são os que considero irmãos que nascem na adversidade. Estas são as únicas que acalmar minha alma e aguçar o meu rosto como o ferro afia o ferro.

Seus nomes são Steven, Chuck, e Paulo. Agradeço a Deus por estes homens e todos eles têm feito algo por mim e para mim. Eu sei que minha vida teria sido muito pior se eu não tivesse conhecido eles. Eu realmente considerá-los amigos que ficam mais perto do que um irmão.


Então, isso significa que devemos rejeitar e odiar todos os outros? Não necessariamente.

A única vez que podemos rejeitar alguém é se eles representam uma ameaça constante para a minha vida e me prejudique na grandeza de Deus . No entanto eu posso mantê-los à distância, apenas permitindo-lhes ficar de perto o suficiente para que um dia eles possam reconhecer o amor de Deus em minha vida e se aproximar do fogo.
Deixo isso a todos... Siga as palavras do conselho paterno dado em Provérbios.

Escolha seus amigos com cuidado. E quando você encontrar pessoas tão raro que querem cuidar de você e amá-lo no pior dos tempos, seguindo através de um amor incansável e perseverança até o fim, segure firmemente a eles.

Vinculá-los à sua alma.

Amá-los como a si mesmo.

Estas pessoas são seus vizinhos verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário