terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Orientação para Estudo Bíblico - parte 1

1. Reconhecer e tratar a Bíblia como Palavra de Deus precisa

Muitas pessoas dizem acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus, mas temos de nos perguntar:

"Será que eu realmente acredita nisso? Eu tremer perante a Bíblia ou assim que acabei de ler é como qualquer outro livro?

Confio que cada palavra nos manuscritos originais vem diretamente da boca de Deus, ou que eu acho que talvez Deus permitiu alguns erros que ocorrem de forma não é mais 100% preciso?
"A Bíblia não foi escrita pelo homem. É verdade, o homem fisicamente colocou as palavras no papel, mas cada palavra veio de Deus:

"... Os homens santos de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1:21)
"Toda Escritura é inspirada por Deus e é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" (2 Timóteo 3:16)

O fato de toda a Escritura é inspirada por Deus não deve ser entendido o modo como entendemos que quando um autor de ficção diz que ele ou ela foi inspirada por tal e tal.
Quando Deus diz que toda a Escritura é inspirada por Ele.

Ele quer dizer que os escribas anotavam palavra por palavra o que Deus queria que foi escrito:
"E o Senhor disse a Moisés: Escreve isto para memorial num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué: que eu totalmente apagar a memória de Amaleque de debaixo do céu." (Êxodo 17:14)
"Assim fala o Senhor Deus de Israel, dizendo: Escreve-te todas as palavras que vos tenho falado de ti em um livro." (Jeremias 30:2)


"Pegue um rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que vos tenho falado contigo contra Israel e contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que te falei, desde os dias de Josias até este dia. "(Jeremias 36:2)

"Pois tu falaste tu separá-los entre todos os povos da terra, a tua herança, como tu, pela mão de Moisés, teu servo, quando tiraste os nossos pais do Egito, ó Senhor Deus." (1 Reis 8: 53)

Moisés é aquele que fisicamente colocou as palavras dos cinco primeiros capítulos do Gênesis em pergaminho.
Ele não estava por perto para qualquer testemunha dos acontecimentos, ainda temos essas contas detalhada do que aconteceu.

Da mesma forma, em Lucas, capítulo 22, temos uma oração de Jesus registrada. As únicas pessoas ao redor estavam os discípulos, mas Jesus tinha andado longe delas para orar, enquanto eles estavam dormindo.
No entanto, temos as palavras exatas de Jesus gravadas. Isto é porque Deus escreveu a Bíblia, não o homem.


Portanto, é inteiramente exata. Cada palavra no original hebraico e grego foi cuidadosamente selecionado por Deus.

Há aqueles que argumentam que os manuscritos originais eram precisas, mas eles sugerem que as cópias que temos hoje não são confiáveis porque um escriba pode ter cometido um erro durante a gravação de uma cópia.


No entanto, Deus preserva a Sua Palavra e teria assegurado que até mesmo as cópias foram feitas com 100% de precisão. Temos exemplos disso na própria Bíblia. Quando a cópia original dos dez mandamentos de Deus foi destruído assegurada uma cópia foi feita exatamente como o primeiro:


"E ele escreveu nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que o Senhor vos falou no monte, do meio do fogo no dia da assembléia, e o Senhor deu a mim." (Deuteronômio 10:4)

Quando Jehoaquim queimou o rolo que contém a Palavra de Deus, Deus assegurou que uma cópia foi feita exatamente como o primeiro:
"Então a palavra do Senhor veio a Jeremias, depois que o rei queimara o rolo, e as palavras que Baruque escrevera na boca do Jeremias, dizendo:
Toma ainda outro rolo, e escreve nele todas as palavras que estavam no primeiro rolo, que Jehoaquim, rei de Judá, queimou. "(Jeremias 36:27-28)

Na verdade, Jesus leu a partir de uma cópia da Bíblia em Lucas capítulo 4, e sua leitura é gravado o que indica que o que ele lia era a Palavra de Deus precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário