terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Orientação para Estudo Bíblico - parte 3

3. Aproxime-se da Bíblia com paciência

A Bíblia é complicada e difícil de entender.. eu creio que não, mas para muitos , com certeza... Mas Deus propositadamente escreveu dessa maneira e nos deixou o Espírito Santo para sussurar em nossos ouvidos toda a sabedoria nela contida...

Ele poderia ter escrito a Bíblia de modo que qualquer criança pudesse compreendê-lo, mas era intenção de Deus que as verdades da Bíblia seriam escondido e só revelou aos cristãos:

"E os discípulos, e disse-lhe: Por que lhes falas em parábolas ? Ele respondeu e disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado.

Para quem tem, lhe será dado e terá em abundância, mas que não tem, dele será tirado até aquilo que tem. Portanto lhes falo em parábolas: porque eles, vendo, não vêem e ouvindo não ouvem, nem entendem. "(Mateus 13:10-13)

Encontramos também este fato ensinado no Antigo Testamento:

"E ele disse: Vai, e dize a este povo: Ouvi na verdade, mas não entendo, e vedes, em verdade, mas não percebem. Faça o coração deste povo de gordura, e lhe os ouvidos, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos e ouvir com os ouvidos, nem entendam com o coração, e converter-se, e ser curados. "(Isaías 6: 9-10)

Não é por acaso que a Bíblia pode ser facilmente utilizado para apoiar inúmeras doutrinas contraditórias. Diligente e cuidadoso estudo é necessária a fim de descobrir a verdade dentro dele. Infelizmente, um método de estudo comum é assumir que se pode entender o ensino de superfície de uma passagem, então não devemos olhar para um ensinamento espiritual mais profunda. Esta abordagem nos leva a descartar a riqueza de conteúdo da Bíblia.

Devemos sempre nos lembrar Quem escreveu a Bíblia.

Existem médicos que passam metade de suas vidas aprendendo sobre o corpo humano e, mesmo assim, eles só têm um entendimento muito bom dele. Para ser realmente um especialista têm de estreitar seu foco para apenas um órgão ou um processo fisiológico e especializar-se nele.

O mesmo vale para os cientistas. Eles geralmente têm a estreitar seu foco e se especializar em uma área específica da sua área, porque a vida não é tempo suficiente para se tornar um especialista em um foco amplo.

Esta luz sobre a complexidade da criação de Deus. O mesmo Deus que criou este mundo complexo também escreveu a Bíblia.

Deve vir como nenhuma surpresa que uma passagem pode revelar fatos sobre um acontecimento histórico, apresentam uma lição de moral, e nos fornecer um ensinamento espiritual oculto, tudo ao mesmo tempo.

Deus nos lembra que não podemos saber rapidamente tudo o que a Bíblia ensina em um curto período de tempo. É preciso muito estudo cuidadoso, tempo e paciência:

"A quem ensinará ele o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina?

Ao desmamado do leite, e retirar os seios. Pois é preceito sobre preceito, linha por linha, um pouco aqui, um pouco ali "(Isaías 28:9-10)

Deus aqui está dizendo que são como crianças pequenas sendo levantadas e, lentamente, a aprendizagem . As crianças pequenas não são capazes de escrever o romance de ficção. Para escrever uma história que deve primeiro aprender as regras da gramática, e antes que eles devem aprender a ler e escrever, e antes que eles devem aprender o alfabeto.

Esta é também a forma como podemos aprender com a Bíblia.

Não é na primeira vez que ao ler a Biblia teremos todo o entendimento é preciso ler mais de uma vez para compreender todos os ensinamentos que a Biblia nos oferece; em vez disso, temos de aprender, pouco a pouco, construindo uma verdade sobre o outro.

Portanto, a Bíblia deve ser abordado com muita paciência e cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário