quinta-feira, 10 de março de 2011

A Solidão de Jesus

Esta semana estou a refletir sobre algumas das qualidades únicas da vida de Cristo aqui na terra, desafiando-me a considerar a minha própria fé com mais seriedade e o compromisso que eu fiz para ser um seguidor de Jesus.
Hoje, eu estou pensando sobre a solidão de Cristo.
Quando penso em Jesus, a maioria das fotos que aparecem na minha cabeça são os Dele cercado por uma multidão, abraçando-as criancinhas, ensinando na sinagoga, alimentando milhares de pessoas na grama.
E enquanto essas imagens são fotos de eventos que realmente aconteceram, uma leitura mais íntima dos evangelhos revela que esses momentos aglomerados eram a exceção e não a regra para a maioria dos "dias de Jesus na terra.
Embora a multidão e os discípulos de Jesus raramente dava tempo para Si,
Ele se encontrava sozinho em muitas maneiras, em oração com seu pai.

Seus amigos mais próximos, os seus discípulos, muitas vezes revelou o quão pouco eles entenderam a respeito dele, como egoísta que estavam em suas buscas, e então, finalmente, sua falta de vontade para segui-Lo até a cruz.

Nas Escrituras, vemos apenas João ao pé da cruz.
Sua mãe e irmãos tentaram chamá-lo longe de seu ministério e Ele parecia não entender bem. Embora sua mãe esteve com Ele no final, Ele claramente tinha momentos em que tinha que redefini quem era sua "verdadeira família".
Durante o tempo de seu ministério, embora Ele foi abandonado e às vezes incompreendido pelos amigos e familiares, ele ainda tinha comunhão com Deus, seu pai.

Mas, na cruz, mesmo que o relacionamento foi quebrado. Como estava pendurado lá sofrendo, Ele o chamou de Seu Pai, mas na solidão entregou o espírito.

O caminho estreito - Crescendo em uma cultura onde muitas pessoas freqüentam "igreja", às vezes posso me enganar em acreditar que o caminho a seguir Cristo deve ser uma vida cheia de amigos e companheirismo. Mas, Jesus instruiu-me de forma diferente.

Ele disse: "Estreito é o caminho e poucos irão encontrá-lo."Entrai pela porta estreita. Porque larga é a porta e amplo o caminho que conduz à perdição, e muitos entram por ela. Mas pequena é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos encontrá-lo. Mateus 7:13-14

Jesus sabia disso muito bem. Ele foi o primeiro a trilhar este caminho estreito e tinha alguns poucos companheiros. Sua forma não é a interestadual expressa e iluminada, é a estrada íngreme e difícil de ser percorrida a pé.

Embora Jesus sofreu a solidão e a falta de companheirismo aqui na Terra, Ele já não é e nunca vai voltar a ser solitário. Agora exaltado ao lugar mais alto, Jesus aprecia a companhia de seu pai e nunca termina sua benção com a parceria do Espírito Santo. Ele está cercado por seres que louvam sem cessar por seu sacrifício insondável da solidão na terra.
E, por toda a eternidade, Ele será rodeado por seus discípulos, aqueles que Ele ensinou e, em seguida, aqueles que Ele ensinou através do Seu Espírito desde sua morte e ressurreição.

Embora estes discípulos já todos aquém do seguimento de Cristo, a sua maneira eles vão sempre ser chamado de seus amigos e irmãos ...

Alguns dias medito em minha própria solidão... bate uma imensa saudade... a solidão para a amizade que ficou lá atrás, compreensão e encorajamento... poucos meses atrás eu estava lutando com o dia e senti saudade de meu trabalho, da minha equipe, como estavam se saindo com a minha ausência. Ocorreu-me que Jesus estava lá para mim, me esperando para "dar-lhe boas vindas, mas no tempo certo." Ele sempre foi meu amigo quando eu estou com saudades de algo, ele sempre me revela coisas que me surpreendem, Ele deu toda a amizade e companheirismo na cruz.
Este caminho a seguir Cristo é a certeza de termos nossos momentos sozinha....são para aqueles que verdadeiramente aturam estes dias solitários, chamando a Cristo como nosso verdadeiro irmão e amigo, e um dia iremos participar de uma comunidade que nunca termina o amor e amizade.

A minha oração de hoje; Jesus, neste dia eu agradeço a tornar-se solitário para que eu possa sempre encontrar a amizade em você. A sua amizade é mais doce para mim do que qualquer outro que eu poderia encontrar nesta terra.

É preciso meditar na solidão de Jesus, entender este aspecto da sua vida aqui na Terra, e isso com certeza nos trará conforto, nos sentiremos mais animado com nossos amigos aqui e que um dia possamos fazer parte de uma comunidade na vida eterna... Glória a Deus!

========================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário