quarta-feira, 17 de novembro de 2010

É preciso... CAUTELA!

foto: Tetsu San (Nakashima Park - outono)

"Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras." (Eclesiastes 5:2)

O controle da língua é referido na Bíblia como uma atitude de grande mérito.
Este texto em especial fala de um controle ainda mais sério e necessário, sobre aquilo que se diz diante de Deus.
Muitas pessoas se precipitam ao prometer para Deus o que não cumprirão, dizendo o que não deveriam dizer e por fim se sentindo desapontados porque não alcançaram o que pretendiam, como se Deus tivesse qualquer obrigação conosco.
Tanto no sentido da quantidade de palavras (sejam poucas, diz o texto de Eclesiastes) como na pressa de falar antes de ter amadurecido no coração (não te precipites), devemos ser moderados e priorizar o ouvir.
É uma verdade Bíblica que Deus deseja que expressemos a Ele nossa gratidão, nossa ansiedade, nossa angústia, nossos medos, nossas petições, nossos desejos.
Mas nada disso justifica falar demais - e muito menos deixar de ouvir.
Talvez o pior aspecto de falar demais é deixar de ouvir a outra parte - e isso no relacionamento com Deus é inadmissível.
Ele certamente deseja muito mais ser ouvido, e para confirmar isso podemos fazer uma lista de textos de referência, tanto no sentido do que Deus quer falar, como de muitas coisas que aconteceram porque Ele não foi ouvido.

Há uma variedade de expressões como "se hoje ouvires a voz" ou ainda "atentai às palavras" ou "ouvi ó Israel" e o tão famoso "assim diz o Senhor", quase um ícone da expressão profética do AT.

Nosso grande desafio é aprender a ouvir a voz de Deus muito mais, nas nossas reuniões, nas nossas orações, na nossa expressão de louvor, nos nossos momentos de decisão, nas nossas alegrias, na nossa vida em geral.
É bem provável que Ele já esteja farto de ouvir o que não queria, e esteja muito interessado em ter a vez de falar.

Vamos encarar este desafio?

"Senhor, quero aprender a equilibrar meus pedidos
e agradecimentos com o ouvir da Tua voz."
-------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário